"E de repente a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso, é o seu lado certo." (Caio Fernando Abreu)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sem resoluções

       Não sei se é algo do instituto humano, mas as resoluções fazem parte de cada fio de rotina que nos envolve no dia. Cada situação e circunstância passa por um tipo de peneira que há em nossa mente. Pelos buraquinhos passa o que há de ser resolvido e, na peneira, fica os fatos. Por vezes nós atentamos mais para eles, os problemas, do que para os próprios fios da meada.
       Tudo bem que nos caiba a parte de resolver, solucionar, mas dai o problema se achar no direito de permanecer em nossa mente e subconsciente tomando conta dos mais súbitos pensamentos, ai é demais! Não faço ideia de como seria a vida sem eles, mas posso jurar que mais da metade do que se chama de sociedade, estaria bem melhor sem resoluções.
       Não atentamos, mas tentar resolver as coisas do dia e, até do ano, tomam muito tempo e fica chato! Se você como eu é o tipo de pessoa pró-ativa ( é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que a pessoa busca espontaneamente por mudanças em todo ambiente que faz parte, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando metas de longo prazo que beneficiam a organização),  então sabe que pode ser ainda pior. Muitos buscam pela pró atividade, mas nós sabemos, não é tão bom assim... Estamos (espontaneamente, como diz o significado da palavra), sempre buscando por soluções, melhoras, progresso e, a curiosidade é: não só da nossa vida direta, mas em tudo o que nos cerca.
      Por um lado é ótimo não depender que a nossa fluidez dependa de alguém orientando tudo o que devemos fazer, por outro, parece que a mente nunca para de trabalhar. Por tantas soluções e resoluções, eu pensava que ninguém podia iniciar um ano sem traçar metas e caminhos. Sempre fiz a lisitinha com as ''Resoluções de Ano Novo'', aquela onde traçamos objetivos para cumprir no ano que se inicia. Mas esse ano Não! Disse não a ela, embora a de 2012 tenha sido cumprida com louvor.
      Lógico que estou cheia de sonhos e planos, no entanto uma decisão me deu um pontapé dias antes que atencederam a virada: Estarei mais diposta a tirar mais as coisas do meu controle e colocar no controle de Deus. É, porque querendo ou não, traços da nossa personalidade ou, do instinto humano, como já disse, acaba atrapalhando querendo sempre planejar e resolver, resolver,resolver... Quando nos damos conta estamos tomados por um cansaço que não nos pertenceria, se tivéssemos confiado um pouco mais no que chamo de propósito de Deus. 
          Os braços do Senhor nos são uma torre segura. Logo, posso não saber o que emergirá diante de mim no futuro, mas o que importa é onde me encontro no presente. Eu não preciso saber para onde estou indo, se quem está no controle é o próprio Deus. Neste caso, minha tarefa é apenas estar com Ele e descansar no seu cuidado para comigo.
      Foi assim que, para o escândalo de muitos, iniciei este ano como um dos anos mais “sem propósito” e “por acaso” da minha vida! E, ao mesmo tempo, sinto como se tivesse traçado mil planos, só por decidir que o meu único seria: Viver os planos Dele! Não tenho claro em minha mente se existem grandes mudanças que devo efetuar, muito menos se existem novos projetos nos quais devo me envolver; tampouco estabeleci grandes metas pessoais, familiares ou profissionais. Envolvido pelos braços fortes e amorosos de Deus, fui convidado a simplesmente estar e descansar Nele. SEM muitas RESOLUÇÕES! Entendi que este era o meu projeto. Mas, para não deixar por demais desesperados os superativos como eu, ou gerar um espanto demasiado àqueles que me cercam e bem me conhecem, preciso concluir dizendo:que estar em Deus e descansar em seu amor não torna nossas vidas vazias, sem trabalhos ou demandas.O que muda é a fonte de onde emanam as forças para os desafios que emergem e as adversidades que nos assaltam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário