"E de repente a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso, é o seu lado certo." (Caio Fernando Abreu)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Qual é o seu formato?

O meu é QUADRADO!


Tudo bem que seja dificil escolher pela contramão em um mundo que tem sido mais fácil concordar, omitir e se render. Mas ao fazer essa escolha, não demora para descobrirmos o quão prazeroso é a consciência de que você é diferente! Aprendi a conviver com a falta de medo; seja das críticas, dos “prés”conceitos, das inúmeras multas por andar na contramão.

 

con.tra.mão: subst. feminino

       1.     sentido oposto ao que se deve trafegar num caminho.
    2.    posição contrária ao convencional
    3.    fora de mão; em local de difícil acesso.

Prefiro ser quadrada a me render e seguir na mesma mão da multidão. Obstáculos? Muitos. Mas é como andar de bicicleta, você leva alguns tombos no inicio, mas depois, nunca mais esquece! ;)
O quadrado é uma forma construída, um elemento formado de linhas perfeitamente retas e com os quatro lados e ângulos idênticos. Por suas características construtivas o quadrado é uma forma que representa rigidez, firmeza, organização. Traduz-se como o domínio da racionalidade, da precisão, do que é matematicamente perfeito. Agrega ainda significados como solidez, sobriedade, repouso. Já que ao contrário do círculo, não possui tanta facilidade em deslocar-se, mudar de lugar. Lembra do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci? Então, se observarmos o homem em posição de cruz inscrito dentro do quadrado, veremos que ele parece estar imóvel e fixo no chão. Mas quando inscrito dentro do círculo, ele parece estar "flutuando" fora do chão e, sua posição em X nos dá a impressão de movimento. Dessa forma, o quadrado implica em estabilidade e o círculo em movimento.
E a logotipo do Itaú? Um quadrado dentro do outro. Ideia de solidez, estabilidade. Algo construído para oferecer segurança e confiabilidade! E cito só uma, entre tantos, que usam o quadrado para expressar a mesma coisa.

Deixando claro: nenhuma objeção a flexibilidade, a infinitude, à ideia de totalidade, movimento e inovação do círculo. Mas traduzindo o sentido figurado para uma aplicação real, nesse mundo abissal não dá para querer ser flexível e completamente adepto ao novo. Mesmo porque, por vezes o novo é contrário a nossas convicções e, sinceramente, cada vez mais contrário. Quatro lados perfeitamente unidos formando um objeto resistente, o quadrado permanece. Como já disse, não é facilmente movido. Adoro ser elogiada, tachada de "quadrada"!

No entanto, o que é redodo rola fácil, sofre facilmente influência de qualquer agente externo, até do vento. Agora pare pense, já viu alguma mudança transportada em caixas redondas? No sentido literal da vida, precisamos ser quadrados. ◘






 




Sou e admito, vou ensinar os meus filhos a serem quadrados também!



 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Rm 12:2 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário