"E de repente a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso, é o seu lado certo." (Caio Fernando Abreu)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

DICAS para a minha menor

Muito quis me fazer presente e acompanhar o seu desenvolvimento, minha menor. Atuei quase como uma segunda mãe em momentos que se fizeram necessários; tirando maturidade de onde nem sabia possível existir, inventando maneiras de que, do jeito que fosse, alguma referência minha você tivesse. Pois então, eu agora vivo longe. Na mesma cidade, na mesma casa, dividindo o mesmo quarto, porém, rumando outros horizontes, passando o dia fora de casa. Longe talvez de espírito. As vezes que vejo você a noite não é a mesma coisa. Sei que muita coisa se perde quando a gente se afasta, mas não deveria ser assim, quando o que nos enlaça em outrem é o sangue e as memórias infantis.

Então, preparei algo para você... Coma toda a comida que a mãe faz. Ela sente orgulho de ser boa em culinária e cozinhar aqueles suculentos pratos que não conseguem me deixar magra de jeito nenhum. Repita, lambuze o prato, peça mais! (é extremamente prazeroso almoçar em casa e eu só fui perceber isso depois que comecei almoçar fora todos os dias). Não reclame nunca! Até porque como muito já disse a você, tem criancinhas que infelizmente passam fome nas ruas e para sobreviver, vendem balas de goma em ônibus ao dia, ao invés de estarem estudando. Estudos, sim! Outra dica que dou: aproveite! Reclamamos sempre e tanto do colégio: que as matérias são insuportáveis, que os professores são velhos e não sabem viver a vida com felicidade, que as provas são um saco. Mas espere só até entrar na faculdade, e mais que provas, você tenha que correr praticamente uma maratona por dia para cumprir horários, obrigações, e ainda assim, continuar estudando. Mente que para, é mente que não evolui!

Aliás, leia bastante! A casa é cheia de livros, muitos até meus. Devore feito traça o que aparecer na frente e que possa deixar você bem informada. Lá adiante, acompanhar as mudanças temporais que o mundo e a sociedade vem desempenhando pode ser um diferencial para você. Quando os pais quiserem sair, ou quando você tiver oportunidade de alguma atividade ao ar livre, vá! Nem titubeie, não discorde. Hoje, passando os dias que posso descansar, tento aproveitar ao máximo cada lapso solar que enfeita os finais de semana. Faz bem, dá vitamina D e deixa com que você, ainda tão novinha e, com tanto mundo para descobrir, gaste um pouco da energia motivadora que faz com que, ocasionalmente, bagunce a casa de tão absortos no seu paralelo imaginário.

Assista menos televisão, use pouco o computador, namore menos o iphone. Compre uma bicicleta e ande bastante! Sei que você gosta, mas nem tem uma. Apague sempre as luzes, dê descarga, seque as louças, arrume sua cama sempre e sem tentar subornar a mãe. Tente não me odiar muito, nem me achar a chata, porque mesmo de longe, penso em você pelo menos umas quatro vezes a cada dia. Aproveite para ter pais que já sabem agora como é criar um filho, com a experiência de quem me criou, mas titubeou ao deixar ir pro mundo. Firme-se em Deus.

Abrace e beije a vida aos 15, sinta como é ter poucas responsabilidades e infinitas oportunidades de ser alguém (de respeito) na vida. Essa fase apesar de boa é fugaz, efêmera e uma em que as nossas escolhas decidem o que seremos nos próximos anos. Seja educada! Tente falar um pouco mais baixo. Sua voz é linda, mas, muito grave, então, às vezes vai lá dentro dos tímpanos mesmo (rs). Ah! Comece a pensar na cor e no modelo do vestido que usará daqui há 4 meses. Minha menor precisa está linda, para o grande dia. Em falar nisso, é depois disso que você ganhará um quarto só seu e, também é nesse tempo, que valerão ainda mais todas essas dicas. O tempo passa rápido, só o que não pode passar é a nossa vontade de passar e evoluir com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário