"E de repente a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso, é o seu lado certo." (Caio Fernando Abreu)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A vida é um sopro



De fato. E só percebemos isso quando vemos tanta coisa mudando em pouquíssimo tempo. Essa semana a minha avó querida fez 77 anos. A casa estava cheia, nos três turnos do dia. A noitinha uma prima disse: "É... em 77 anos ela conheceu muita gente, fora os filhos e um tanto de neto." Se em 20 já vi, ouvi e vivi um tanto, quanto mais Dona Lili...

Ontem, a notícia da morte de Oscar Niemeyer rendeu inúmeras homenagens ao arquiteto, até então mais ''velho'' do mundo. No dia cinco, dez dias antes de completar cento e cinco anos, ele faleceu. O que tem a ver a coincidência do cinco? Nada! Mas como não refletir sobre esse tanto de vida, do dono da frase "a vida é um sopro". Que ironia! Se a vida dele foi um sopro, haja fôlego para soprar 105 anos...
Quisera eu. Se hoje já possuo recordações aglomeradas em instantes que queria que não passassem, imagina se conseguisse viver isso tudo! Oscar dizia que o segredo para manter a lucidez na idade dele, era manter a memória em dia. Uma boa, recordar é realmente viver!

Em tempos modernos, onde as coisas ganham uma efemeridade cada vez mais espantosa, a vida virou corre, corre. Atividade, compromisso, responsabilidade. Eu lembro que o ano começou outro dia e já termina daqui há 24. 2012 de quase duas mil e doze lutas... Salvo a maneira hiperbólica de falar, foi um ano de lutas e conquistas, quase duas mil e doze também e, outras mais que ficaram para o ano que vem! Mas se o assunto é vida, deixa essa retrospectiva para um próximo post.

Vida que muda, que evolui, que passa. A minha mudou muito esses últimos 1 mês e 10 dias depois de casada. Essa nova vida em nada me assusta, mas consome, consome muito! Deve ser sopro também... Sopro leve, prazeroso! Trabalho dá, mas o que não dá trabalho na vida? “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”, mais uma de Niemeyer que se encaixa nessa nova fase. Dá para perceber que se a arquitetura não tivesse dado certo para ele, o ser poeta garantiria o pão de cada dia. Ainda bem que jornalismo também está dando certo para mim. É preciso acertar nas escolhas dessa vida. A minha mãe sempre diz que a vida é uma escola e, nós, alunos, precisamos estar dispostos a aprender. De tanto estar, tenho aprendido. E muito!

A vida nos leva pra onde ela quer. Mas nós precisamos saber o que queremos dela. “Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida”, acho que por pensar isso que ele conseguiu levar a vida por um século e mais quatro anos... Realmente não devemos ver segredo em levá-la, desde que seja para um futuro certo e não a qualquer eira nem beira. Esqueça a preguiça de levantar da cama. Viva hoje e viva já! O passado chega tão rápido e, o presente (nome tão sugestivo), não costuma esperar.


Um comentário:

  1. http://twitter.com/patrykswyze

    http://t.co/sSG3L0n9eL | my ultima atualização instagram new 2017 |

    penultimo instagram my 2017 - http://t.co/1KPjxMKIUc

    ResponderExcluir